circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Artigos > 5 dicas de segurança para a montagem de andaimes

5 dicas de segurança para a montagem de andaimes



Sem andaimes, a realização de qualquer obra fica muito mais complexa ou, até mesmo, inviável, uma vez que eles conseguem transportar funcionários e cargas para lugares inacessíveis pelo solo. Por outro lado, os andaimes estão envolvidos em boa parte dos acidentes em obras, podendo ser letais.

A Pashal se preocupa majoritariamente com a segurança de todos os funcionários da obra, garantindo a total segurança no fornecimento e montagem dos andaimes. Por isso, a empresa separou algumas dicas importantes de segurança para a montagem de andaimes:

1ª Dica - Esteja atento à superfície:
Grande parte do apoio e estabilidade de um andaime vem da superfície onde ele está instalado. Por isso, é muito importante escolher com cuidado onde os andaimes devem ser colocados, especialmente os móveis. Os andaimes móveis, devido serem apoiados sobre rodas, possuem travas de segurança que impedem a movimentação, porém, ainda assim, eles não devem ser montados em superfícies de baixo atrito, relevo ou desnível, uma vez que tais condições forçam as suas travas e aumentam as chances de deslocamento indevido, que podem resultar em acidentes de trabalho.

2ª Dica - Esteja atento à altura:
Para garantir a estabilidade dos andaimes, a NR-18 determina que a construção das estruturas nunca deve ser maior do que a proporção de 4 vezes o dimensionamento de sua menor base de apoio. Quanto mais alto, menos estável está o andaime e, portanto, mais suscetível a balanços e instabilidades, que podem ser causados por diversos fatores externos, dentre eles, o principal é o vento.

3ª Dica - Utilize equipamentos de segurança
Mesmo para a montagem dos andaimes, é preciso que os profissionais utilizem equipamentos de segurança individuais, a fim de evitar acidentes e garantir uma maior proteção caso aconteça algum imprevistp. Além de uniformes específicos e capacetes, alguns dos principais acessórios de segurança são os cintos de segurança do tipo paraquedista, com duplo talabarte, que possua ganchos de abertura mínima de 50 mm e dupla trava de segurança.

4ª Dica - Utilize andaimes em bom estado de conservação
Ao alugar um andaime, verifique seu estado de conservação, limpeza e data da última inspeção, a fim de garantir que estará usufruindo de um produto íntegro em qualidade e segurança.

5ª Dica - Conte somente com profissionais
A montagem dos andaimes deve garantir o correto encaixe das estruturas para não comprometer suas capacidades de apoio e deslocamento. Por isso, somente profissionais qualificados legalmente e identificados devem realizar o procedimento. Normalmente, esses profissionais são cedidos pelas próprias empresas de locação de andaimes e, caso isso não ocorra, deve ser especificado em contrato e a construtora deverá fornecer esses profissionais para a montagem dos equipamentos.

A Pashal garante a total segurança na montagem dos andaimes para a sua obra, com montadores devidamente treinados, portanto crachás de identificação com a data de seus treinamentos, atualizações e exame médico ocupacional. Tudo isso para garantir a total segurança de contratação de serviços.

Sobre a Pashal:
A empresa tem mais de 25 anos de trabalho na área de locação de equipamentos para a construção civil. Andaimes, formas e escoramentos estão entre as opções de equipamentos para locação.
Referência no mercado brasileiro, a Pashal conta com uma equipe técnica, de projetista e engenheiros, que analisa o serviço solicitado pelo cliente e monta um plano específico que atenda as necessidades de cada cliente.
http://www.pashal.com/



Fonte: WSI


Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2017 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade