circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > Elevadores: mais do que modernizar, é preciso conscientizar!
09/01/2018

Elevadores: mais do que modernizar, é preciso conscientizar!

Segundo dados da edição de 2012 do The Elevator World Vertical Transportation Industry Profile, o Brasil conta com 320 mil elevadores



Por Rafael de Campos*

Apesar de contar com um ciclo de vida extenso se comparado com grande parte de outros sistemas prediais, o elevador deve ser modernizado a partir do momento que passa por manutenções corretivas frequentes e que apresenta problemas que podem colocar em risco a segurança dos usuários. Entre os fatores que desencadeiam o aumento de problemas estão seu estado de conservação e a idade. Em alguns casos, esse processo precisa ser feito até mesmo em elevadores novos quando há uma reincidência de problemas e chamados.

Responsável em média por 7% dos gastos de um condomínio, após passar por retrofit, o elevador pode poupar de 35% a 40% os gastos com energia. Soma-se a isso a redução das manutenções corretivas, permanecendo apenas as preventivas obrigatórias por lei. Além de prevenir problemas, a modernização do elevador aperfeiçoa o desempenho, aumenta o conforto e a segurança dos usuários e reduz as paradas para manutenção.

A ABNT prevê algumas normas para elevadores. Uma delas é a ABNT NBR 15.597, que estabelece regras de segurança para a construção e instalação de equipamentos existentes, destacando que as edificações não podem estar desatualizadas em relação às tecnologias e a outra é a ABNT NBR 16083:2012, que preconiza as regras de manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes.

Com a redução do consumo de energia e a diminuição de manutenções corretivas, o payback da modernização do elevador acontece em média em dois anos, dependendo da condição do equipamento antigo. Importante ressaltar que há diversos componentes mecânicos e eletromecânicos que a maioria dos usuários nem imagina a existência, mas que são importantíssimos para a operação segura do elevador.

De um modo geral, todas as partes podem ser modernizadas: painel eletrônico, displays, linha de segurança e fiações, cabine (retrofit estético), portas de cabine, cabos de aço, motor e redutor, guias contra pesos e amortecedores. A Schmersal é parte integrante nessa parceria com o fabricante, modernizador e instalador de elevadores, pois disponibiliza desde o painel de controle do elevador até os acessórios como limites fim de curso, botoeiras de inspeção, caixas de passagem, fiações, displays e sensores.

Além disso, outro aspecto valioso da manutenção e modernização dos elevadores é a capacitação profissional. Ciente disso, a Schmersal fundou a Academia Schmersal, criada para capacitar profissionais ligados à segurança industrial. A Academia promove mensalmente treinamentos gratuitos para aperfeiçoar técnicos, fabricantes e empresas de manutenção e conservação de elevadores. Mais do que capacitar, nós buscamos conscientizar sobre a importância do correto funcionamento do elevador para a segurança de seus usuários e para o bolso de seus proprietários!

*Rafael de Campos é gerente de produtos para elevadores na Schmersal



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS


Engenheiro de Sucesso



Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2018 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade