circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > Pati Cillo aborda passo a passo para utilização do papel de parede
02/10/2019

Pati Cillo aborda passo a passo para utilização do papel de parede

À frente do escritório Pati Cillo Arquitetura, profissional conta suas experiências na utilização do material em seus projetos

Pati Cillo aborda passo a passo para utilização do papel de parede


Projeto Pati Cillo | Foto Eder Lizier


As parede têm a capacidade de expressar e revelar a personalidade do morador. Uma ótima alternativa para renovar e dar cara nova à casa é o uso de papéis de parede que podem ser encontrados nas mais variadas cores, estampas, estilos e até com efeitos tridimensionais.

O recurso é prático e pode ser encontrado com preços acessíveis. Mas na hora de escolher o modelo surgem as dúvidas: onde pode ser aplicado? Qual cola usar? Quantos metros devo comprar? Pensando nisso, a arquiteta Pati Cillo, do escritório Pati Cillo Arquitetura, responde as principais dúvidas para uma aplicação sem erros.

1. Como a parede deve ser preparada para receber o material?

É essencial que a parede esteja completamente lisa e com uma demão de tinta para que o acabamento fique perfeito. “É bom lembrar que se o papel for claro, é fundamental que a parede seja pintada com uma cor clara. Dessa forma não corremos o risco da estampa do papel de parede ser alterada”, explica Pati.

2. Como escolher o tipo certo de material do papel de parede?

Nas áreas molhadas, como cozinha ou banheiro, é interessante optar pelos papéis de TNT ou vinílicos, já que são resistentes a unidade. A arquiteta indica que para um efeito mais sofisticado, é preferível os papéis com tecido ou palha (seda, veludo, flocado). Apesar de não terem tanta resistência, o resultado final sempre agrada à todos.

3. Como é feito o cálculo da metragem?

Para fazer o cálculo, o modelo do papel deve ser observado. É necessário que tenha a medida certa de largura e altura, não apenas os metros quadrados. Se o papel de parede for estampado, a profissional sempre aconselha calcular de 10% a 20% a mais de material, pois terá que acertar a emendas dos desenhos. “Quando o papel é liso, o aproveitamento é sempre maior”, lembra a profissional.

4. Para a conservação e limpeza, o que é indicado?

O ideal é sempre limpar a seco com um pano limpo, aspirador de pó e espanador também é indicado. É essencial que nunca use produtos abrasivos!

5. Qual a técnica para retirar? E se acontecer um rasgo, tem como de arrumar?

Para retirar, vale borrifar água no papel de parede e, com a ajuda de uma espátula, realizar a retirada por partes. “Se rasgar, o melhor é trocar toda a faixa, porque o papel ficará marcado”, conta Pati.

Sobre Pati Cillo Arquitetura

Apaixonada pela profissão e em traduzir sonhos do morar bem com qualidade de vida, a arquiteta Pati Cillo antes de iniciar um projeto, entende como o cliente vive e o que ele busca para esse projeto. Afinal, acredita que ambientes agradáveis e funcionais fazem a diferença no morar. Para isso, não mede esforços para atender com criatividade e profissionalismo seus clientes em todos os detalhes. Com expertise de duas décadas em obras residenciais, comerciais e corporativas, para atuar de forma diferenciada, a profissional observa e analisa tendências globais em arquitetura, sustentabilidade, design, tecnologia, moda, consumo, marketing e varejo.

Pati não só participa da concepção do projeto de arquitetura e interiores, como acompanha todas as etapas da obra junto com sua equipe, o que resulta num trabalho detalhado e executado de maneira sustentável e prática. Ela também carrega consigo outras paixões, a gastronomia e o voluntariado. Doceira nata, a arquiteta, mãe de duas crianças, Pati já conduziu uma cafeteria em Jericoacoara, Ceará, e tem A fábrica de brigadeiros artesanais, que é um projeto 100% voluntário. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu em 1997, iniciou sua experiência profissional no primeiro semestre de estudos em um escritório privado de arquitetura, vivenciando experiências na construção civil com participação em grandes obras realizados pela Ridel Engenharia, Steel, Cooperativa Habitacional Serra do Jairé e Figoli-Ravecca Arquitetos Associados.

http://www.paticillo.com.br
@paticillo_arquitetura



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade