circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > Arquitetos apresentam experiência sonora em ambiente na ExpoMaisVip Decor
11/11/2019

Arquitetos apresentam experiência sonora em ambiente na ExpoMaisVip Decor

Uso do Drywall foi fundamental no projeto acústico do espaço

Arquitetos apresentam experiência sonora em ambiente na ExpoMaisVip Decor


Em um mundo bombardeado de ruídos de toda natureza - como trânsito, equipamentos, música alta -, a Sense Acústica e Arquitetura pretende mostrar na ExpoMaisVip Decor, que acontece até o dia 17 de novembro, no Shopping Vale do Aço, em Ipatinga, que os materiais utilizados em um ambiente fazem toda a diferença na qualidade sonora e na experiência das pessoas naquele espaço e o Drywall é um deles.

De acordo com a arquiteta Danielly Garcia, responsável pela Sense, os materiais de acabamento são fundamentais para controlar o excesso de reverberação que provoca os ruídos elevados. Materiais reflexivos e lisos, segundo ela, refletem as ondas sonoras, aumentando o ruído interno e dificultando a inteligibilidade (entendimento da fala) e a qualidade sonora da música tocada ou cantada em um bar ou restaurante, por exemplo.

“Existe ciência por traz disso: é a acústica de ambientes, onde se calcula a quantidade exata de material de absorção e reflexão, baseada nas características desses materiais. Isso gera outra experiência para o cliente. Sem perceber, seu tempo de permanência aumenta, e consequentemente seu consumo. Ou seja, além de uma boa comida e bebida tem o fator da qualidade sonora do espaço, que torna a experiência daquele cliente mais prazerosa”, explica a arquiteta.

Essa experiência será apresentada na ExpoMaisVip Decor no espaço MaisVip Sport Bar, ambiente projetado pelos arquitetos Bráulio Ampere e Jonathas Rodrigues, com a consultoria acústica da arquiteta Danielly.

“O MaisVip Sport Bar é um ambiente que funcionará como bar, espaço de exibição de jogos de futebol e shows. Queremos proporcionar três experiências sonoras aos visitantes deste espaço: a conversa tranquila, a compreensão da narração de um jogo de futebol e a qualidade musical do show”, ressalta Danielly.

Para isso foram especificadas as chapas de Drywall Cleaneo Acústico Retangular Aleatório, da multinacional alemã Knauf do Brasil, que contam com o diferencial do tratamento Cleaneo, que além de neutralizarem odores, promovem uma melhor absorção sonora nos ambientes em que são instaladas.

“O uso do Cleaneo no forro, junto com os outros materiais especificados pelos arquitetos reduz o Tempo de Reverberação do bar de 8 segundos em 500Hz para 1,5 segundos. Isso significa que o tempo que o som fica no ambiente cai, evitando efeitos de eco e consequentemente reduzindo ruído de fundo. A redução alcançada chega a 10dB, ou seja, não precisa falar alto para ser ouvido. Isso gera uma melhoria da qualidade sonora, do bem estar e ainda por cima mais lucratividade. E agora? Consegue pensar num ambiente como um restaurante ou uma casa noturna sem um projeto de acústica?”, completa a arquiteta.

A ExpoMaisVip Decor acontece de 25 de outubro a 17 de novembro, das 10h às 22h, no Shopping Vale do Aço, que fica na Avenida Pedro Linhares Gomes, 3900, Industrial, Ipatinga (MG). A entrada é gratuita.

Sobre a Sense Acústica e Arquitetura
A Sense Acústica e Arquitetura é um escritório de arquitetura, sediado em Ipatinga, MG, especializado em projetos de acústica. São 15 anos de experiência em projetos de teatros, auditórios, igrejas, salões de festas, estúdios de ensaios e gravações, salas de reuniões, call centers e até mesmo espaços domésticos que primam pela qualidade sonora. A Sense Acústica surgiu da expertise de Danielly Garcia, Doutora e Mestre em Acústica pela UFMG, Membro da Sociedade Brasileira de Acústica.



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade