circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Notícias > Casas de EPS têm proteção contra propagação de fogo
07/06/2021

Casas de EPS têm proteção contra propagação de fogo

Bastante utilizado na construção civil na Europa, o material oferece segurança contra incêndios

Casas de EPS têm proteção contra propagação de fogo


Imagem: Casa em EPS - Grupo Isorecort



São Paulo, 7 de junho de 2021 – Bastante disseminados na Europa, os projetos de casas em EPS ou “casas de isopor” não são bem conhecidos no Brasil. Comprovadamente seguras, elas utilizam sistemas construtivos em poliestireno expandido (EPS), material popularmente conhecido como “isopor”, e podem ser quase que inteiramente feitas com este material, sobre fundações de lajes de concreto. Entre as vantagens do EPS em relação às alvenarias convencionais é sua segurança em relação ao fogo.

“Este material evita a passagem do fogo de uma estrutura para outra porque dificilmente entra em combustão. Estudo feito pela European Manufacturers of Expanded Polystyrene (EUMEPS) concluiu que o EPS traz segurança por não alastrar as chamas em incêndios. O trabalho considera o desempenho em termos de liberação de calor, propagação do fogo e produção de fumaça. É necessária uma altíssima temperatura para que o poliestireno expandido atinja seu ponto de combustão. Antes de chegar neste nível, ele já se deformou e retornou ao formato inicial de matéria-prima”, explica Denilson Rodrigues, Engenheiro Civil do Grupo Isorecort.

Durante o processo produtivo, 100% do EPS fabricado pelo Grupo Isorecort destinado ao uso na construção civil recebe um aditivo antichama (retardante). Os construtores, ao adquirirem o material, podem e devem solicitar os laudos técnicos ao fornecedor para terem a garantia de que o produto atende a todos os requisitos de segurança contra incêndios. Além de ter alto apelo sustentável e oferecer surpreendente resistência em comparação à alvenaria convencional, o EPS proporciona conforto térmico e acústico, elimina desperdícios de materiais, reduz os custos finais da obra e garante agilidade em todo o processo construtivo.

EPS pode ser usado em construções e aplicações residenciais, comerciais e industriais

No segmento do EPS para a construção civil, o Grupo Isorecort fabrica o Monopainel® (painel monolítico para a execução de alvenaria estrutural/fechamento em edificações residenciais, comerciais ou industriais); fechamentos de shaft (com kits hidráulicos, que podem ser usados em banheiros, áreas de serviço, telefonia, elétrica e hidrante) e GeoSolution® (blocos de alta densidade para aplicações como base para viadutos, cabeceiras de ponte, muros de arrimo, estacionamentos, rampas de acesso, elevação de solo e para substituição a aterros sobre solos moles).

O Grupo também desenvolve molduras (internas e externas para fachadas, requadros, arcos, faixas, janelas e colunas de sustentação); lajotas (ideais para a confecção de lajes e que substituem as lajotas cerâmicas); telhas (núcleos para telhas do tipo “sanduíche”, que podem ser usados em telhados novos ou já existentes); ISOBaldrame® (canaletas em EPS, recortadas a partir de um bloco de média densidade em formato “U” para a construção de vigas baldrame); placas (ideais para impermeabilização, juntas de dilatação e isolamento termoacústico), forros (para isolamento térmico e decoração de ambientes) e pérolas (usadas para a formulação de concreto leve, podendo também ser usadas em funções não estruturais).

Mais informações podem ser encontradas em http://www.isorecort.com.br, http://www.monopainel.com.br e http://www.geosolution.com.br.



Fonte:






Comente



Compartilhe:





Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas














Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2021 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade