circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Grandes Obras e Arquitetos > Palácio de Euxinograd

Palácio de Euxinograd

Palácio de Euxinograd


O Palácio de Euxinograd, também designado Euxinograde ou Evxinogard (em cirílico Евксиноград), anteriormente, Palácio Sandrovo, forma a antiga mansão de veraneios da família real búlgara. Situa-se a 8km de Varna, numa localidade perto de Kamchia, na costa do Mar Negro. Nos dias de hoje é a Residência Presidencial da Bulgária.

A construção do palácio remonta a meados do século XIX, aquando da ocupação do Príncipe Alexander I daquele território do leste da Europa. Este, ao contrário do que se possa pensar, construiu neste local um mosteiro, nomeadamente o Mosteiro de São Dimitrio, em português, e depois sim, uma pequena residência, cuja construção iniciou-se em 1882.

O arquitecto vienense Ruppelmeyer, que concebeu os projectos de algumas partes dos edifícios, designou a residência como Palacio Sandrovo em 1885, aproveitando e revitalizando o apelido italiano de Alexender: Sandro.

A Unificação da Bulgária foi proclamada em Sandrovo, em 1885 por Príncipe Alexander I, e depois da sua abdicação da Coroa da Bulgária, o palácio tornou-se propriedade do Estado. O terreno do palácio foi aumentado e hoje conta com cerca de 80 hectáres.

Para uma eventual finalização do projecto do palácio, o Rei Fernando I não se poupou a esforços, chamando para a sua corte o arquitecto suíço Mayer e o búlgaro Latzarov. Estes renomearam o palácio como Euxinograd, mas foi Latzarov quem o propôs, sendo a proposta aceite de imediato pela Rainha Maria Luísa, esposa do Rei Fernando I. Esta argumentava que o nome proposto soava «mais acolhedor, no seio da corte».

Euxinograd também passou pelas mãos da segunda esposa de Fernando I, a Rainha Leonor, que ali faleceu a 12 de Setembro do ano de 1917.


Bulgária








Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas





Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade