circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Grandes Obras e Arquitetos > Torre de Pisa

Torre de Pisa

Torre de Pisa


A Torre de Pisa, que começou a ser construída em 1174, foi projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa, na Itália. Quando três dos oito andares estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação, em razão de um afundamento do terreno. Tentou-se compensar a falha fazendo os outros andares um pouco maiores do lado mais baixo. Só que a estrutura afundou ainda mais pelo excesso de peso. A torre acabou de ser erguida, inclinada, em 1350, atingindo 56 metros de altura.

Hoje sua inclinação chega a cinco graus (ela aumenta uma média de 20 milímetros por ano). Estava fechada ao público desde 7 de Janeiro de 1990. Um trabalho na base conseguiu diminuir a inclinação em 1,3 centímetro. Nesse ritmo será recuperada em 2250. A visitação foi reaberta na data de 15 de dezembro de 2001. Em determinadas épocas se pode subir de noite e ter uma bela visão da Praça dos Milagres onde está a torre.

Tem havido controvérsias acerca do verdadeiro arquiteto da Torre de Pisa. Durante muitos anos o desenho foi atribuído a Guglielmo e Bonanno Pisano, um conhecido e residente artista de Pisa no século XII. No entanto estudos recentes parecem indicar que Diotisalvi foi o arquiteto original, por conta de semelhanças com outras obras suas.


Itália
Sobre o arquiteto




Diotisalvi


Diotisalvi, Deotisalvi ou Deustesalvet foi um arquiteto de Pisa, Itália, que trabalhou na segunda... para saber mais, clique aqui
   


Comente

Compartilhe:








Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas





Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade