circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Grandes Obras e Arquitetos > Ponte Mehmed Paša Sokolović

Ponte Mehmed Paša Sokolović

Ponte Mehmed Paša Sokolović


A Ponte Mehmed Paša Sokolović em Višegrad, que cruza o Rio Drina no leste da Bósnia e Herzegovina, foi construída em 1577 pelo arquiteto imperial Império otomano Sinan por ordem do Gran Visir Mehmed Paša Sokolović. Representa o cume da arquitetura e engenharia otomana.

Formada por 11 arcos em alvenaria com uma altura entre 11 e 15 metros e uma rampa de acesso perpendicularmente com quatro arcos na margem esquerda do rio. Os 179.50 metros de longitude da ponte representam uma obra mestra de Mimar Koca Sinan, um dos grandes arquitetos e engenheiros do período clássico otomano e renacentista italiano, com o qual seu trabalho pode ser comparado.

A elegância única da proporção e a monumental nobreza do conjunto são a característica que testemunham a grandeza deste estilo na arquitetura.

Três de seus 11 arcos foram destruídos durante a Primeira Guerra Mundial e cinco sofreram danos durante a Segunda Guerra Mundial sendo restaurados posteriormente. Durante a Guerra da Bósnia na ponte se efetuaram matanças de civis durante o massacre de Višegrad em 1992.

A ponte é conhecida na atualidade graças ao livro A ponte sobre o Drina escrita por Ivo Andrić ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.


Turquia
Sobre o arquiteto




Koca Mimar Sinan Agha


Koca Mimar Sinan Agha (1489 - 1588) foi o arquitecto dos sultões: Selim I, Suleiman I, Selim II e... para saber mais, clique aqui
   


Comente

Compartilhe:








Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas





Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade