circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Grandes Obras e Arquitetos > Pirâmide Vermelha

Pirâmide Vermelha

Pirâmide Vermelha


A Pirâmide Vermelha, assim chamada pela cor rubro-clara da sua superfície exposta de granito (é chamada de el-haram el-watwat — a pirâmide do morcego — no local), é a maior das três principais pirâmides localizadas na necrópole de Dahshur, e é a terceira maior pirâmide egípcia, após as de Quéops (khufu) e Quéfren (Khafre) em Gizé. Quando foi terminada, era a maior estrutura criada pelo ser humano no mundo. Também se acredita que ela foi a primeira "verdadeira" pirâmide com lados lisos do mundo. Originalmente, ela foi coberta com blocos de pedra calcária polida, mas só uns poucos destes permanecem, na base da pirâmide.

Ela foi construída durante o reinado do faraó Sneferu, e alguns sugerem ter sido local de seu descanso final. É localizada a aproximadamente um quilômetro ao norte da pirâmide curvada. Ela é construída com o mesmo ângulo raso de 43 graus, assim como a seção superior da pirâmide curvada, o que lhe dá uma aparência visivelmente mais baixa do que a das outras pirâmides egípcias de escala comparável.

Arqueologistas especulam que a razão para isso pode ser um resultado de crises de engenharia experimentadas durante a construção das duas mais recentes pirâmides de Sneferu. A primeira dessas, a pirâmide em Meidum desmoronou na antiguidade, enquanto que a segunda — a pirâmide curvada — teve seu ângulo de inclinação dramaticamente alterado — de 52 para 43 graus.

Alguns arqueologistas agora acreditam que a pirâmide de Meidum foi a primeira tentativa de construir uma pirâmide com lados lisos, e que ela pode ter desabado quando a construção da pirâmide curvada já estava em prosseguimento — e que esta última pode ter começado a mostrar sinais alarmantes de instabilidade, como evidenciado pela presença de largas estacas de madeira que suportam as câmaras internas. O resultado disso foi a mudança de inclinação da pirâmide curvada, e o começo atrasado da Pirâmide Vermelha a uma inclinação conhecida por ser menos sucetível a instabilidade e portanto menos sucetível a um colapso catastrófico.


Egipto








Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas





Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade