circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Grandes Obras e Arquitetos > Pavilhão Rosa Mota

Pavilhão Rosa Mota

Pavilhão Rosa Mota


O Pavilhão Rosa Mota – também conhecido por Pavilhão dos Desportos - localiza-se no Palácio de Cristal, freguesia de Massarelos, concelho do Porto. É um edifício em forma de calote semi-esférica situado na freguesia de Massarelos, na cidade do Porto, em Portugal. O projecto é do Arquitecto José Carlos Loureiro.

O palácio original, inaugurado em 1865, foi construído tendo o Crystal Palace londrino por inspiração. Foi demolido em 1951 para nele se construir o novo recinto projectado pelo arquitecto Carlos Loureiro.

Em 1952, ainda com a abóbada incompleta, realizou-se no então denominado Pavilhão dos Desportos, o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, em que Portugal sairia vencedor.

Ao longo dos anos, o Pavilhão dos Desportos foi acolhendo, não apenas jogos de hóquei em patins, mas também de badminton, basquetebol, andebol, voleibol, boxe, judo, ginástica, patinagem, esgrima, futebol de salão, halterofilia, ténis, ténis de mesa, escalada, etc. Aqui se têm realizado também diversas actividades recreativas e culturais, nomeadamente, espectáculos musicais, teatro, circo, congressos e exposições, etc.

Tal como tinha acontecido com o seu antecessor, o Palácio de Cristal, também o Pavilhão dos Desportos albergou numerosas feiras da Associação Industrial Portuense até à construção da Exponor em 1987.

Em 1991 o Pavilhão de Desportos foi rebaptizado em homenagem a Rosa Mota, uma das mais ilustres atletas portuenses.


Portugal
Sobre o arquiteto




José Carlos Loureiro


José Carlos Loureiro (Covilhã, 2 de Dezembro de 1925 -) é um arquiteto português. Até 1972,... para saber mais, clique aqui
   


Comente

Compartilhe:








Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas





Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade