circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Grandes Obras e Arquitetos > Palácio de São João Novo

Palácio de São João Novo

Palácio de São João Novo


De estilo barroco, o Palácio de São João Novo foi edificado em finais do século XVIII, para habitação de um funcionário público do Porto e, depois da morte do seu primeiro propretário, foi habitado por algumas das mais ilustres famílias da cidade.

Há quem atribua o seu desenho a Nicolau Nasoni, mas tal facto não está provado. O fundo do edifício está quase encostado às Muralhas Fernandinas.

Aquando a segunda invasão francesa em 1809 o palacete foi ocupado pelas forças invasoras, tendo servido como hospital militar às tropas liberais na altura do Cerco do Porto.

No final das Guerras Liberais, o palacete foi devolvido aos seus proprietários que o viriam a alugar à Tipografia Comercial Portuense e posteriormente à Junta da Província do Douro Litoral que, em 1945, lá instalou o Museu de Etnografia e História. Devido a sinas de degradação, potenciados por um incêndio ocorrido em 1984, o palácio encontra-se encerrado desde 1992.


Portugal
Sobre o arquiteto




Nicolau Nasoni


Nicolau Nasoni (San Giovanni Valdarno, 2 de Junho de 1691 — Porto, 30 de Agosto de 1773) foi um... para saber mais, clique aqui
   


Comente

Compartilhe:








Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas





Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2019 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade