circuitos pngcircuitos png

twitter
facebook
feed

Dicas
Home > Grandes Obras e Arquitetos > Rem Koolhaas

Rem Koolhaas

Rem Koolhaas


Remment Lucas Koolhaas, mais conhecido como Rem Koolhaas, é um arquitecto, teórico da arquitetura neerlandês. É professor de Arquitetura e Desenho Urbano na Universidade Harvard.

Koolhaas estudou na Nederlandse Film en Televisie Academie (Academia Neerlandesa de Cinema e Televisão), em Amsterdam. Em 1968 começou a estudar arquitetura, na Architectural Association School of Architecture, em Londres. Em 1972 prosseguiu seus estudos na Cornell University em New York.

Começou a chamar a atenção do público e da crítica a partir de 1975, quando, juntamente com os arquitetos Madelon Vriesendorp (sua esposa), Elia Zenghelis e Zoe Zenghelis fundou em Londres, o OMA - Office for Metropolitan Architecture e, posteriormente, a sua contraparte orientada para a pesquisa, a AMO, atualmente baseada em Rotterdam. Mais tarde, juntaram-se a eles Zaha Hadid, uma das alunas de Koolhaas, e outros parceiros como a Columbia Laboratory for Architectural Broadcasting

Um dos primeiros trabalhos que iria marcar a diferença do grupo do então dominante "classicismo pós-moderno" do final dos anos 1970, foi a contribuição para a Bienal de Veneza de 1980, sob a curadoria de Paolo Portoghesi, denominada "Presença do Passado". Cada arquiteto tinha que projetar uma rua interna típica para uma "vila de Potemkin" - uma espécie de vila cenográfica - e o esquema do OMA foi a única proposta modernista.

Outros projetos recebidos com reservas, embora não construídos, incluem a proposta para o Parc de la Villette, Paris (1982), e a residência do Presidente da Irlanda (1981).

O primeiro grande projeto do OMA a ser construído foi Kunsthal, em Rotterdam (1992), que expressava uma tentativa de colocar em prática vários dos achados de Koolhaas, contidos no seu livro Delirious New York (1978), escrito quando o arquiteto atuava como professor visitante no Institute for Architecture and Urban Studies em Nova York, dirigido por Peter Eisenman.


No âmbito do OMA e juntamente com Mark Wigley e Ole Bouman, criou, em 2005, a revista Volume Magazine, especializada em arquitetura e design.

Sua produção bibliográfica é extensa, e tem entre diversas obras consideradas relevantes para o pensamento do espaço social posterior à década de 1960. Koolhaas faz análises do urbanismo da pós-modernidade (ainda sem nome melhor) das formas de co-habitação humana caótica. Para tal, firma o conceito do JunkSpace, descrevendo uma entrada de check-in em um aeroporto qualquer: uma cena com vidros blindados, paredes com frisos em gesso, orquídeas indonésias e um estofado de latex chinês. Uma de suas frases mais famosas é "Coelho é o novo bife." São leituras determinantes, especialmente o livro S,M,L,XL, em colaboração com o designer Bruce Mau) e o já citado Delirious New York.

Em 2000, Rem Koolhaas foi laureado com o Prémio Pritzker de Arquitectura.

Em 2008 foi incluído pela revista Time entre as 100 pessoas mais influentes do mundo.



Comente

Compartilhe:
 
Obras




Casa da Música


A Casa da Música é a principal sala de espectáculos do Porto. Foi projectada pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas e construída como parte do projecto Porto Capital Europeia da Cultura em 2001......(para saber mais, clique aqui)






Biblioteca Central de Seattle


Com 11 andares, 56 metros de altura, a Biblioteca Central de Seatle é uma obra arquitetônica de Rem Koolhaas....(para saber mais, clique aqui)






Serpentine Gallery


A Serpentine Gallery é uma galeria de artes localizada em Kensington Gardens, Hyde Park, Londres. Concentra-se na arte moderna e contemporânea. A galeria foi criada pelo Conselho de Artes da......(para saber mais, clique aqui)






Shenzhen Stock Exchange


Localizado em Shenzhen na China, é a 9 º maior bolsa de valores na Ásia em termos de capitalização de mercado. A arquitetura do prédio é de autoria do neerlandês Rem Koolhaas....(para saber mais, clique aqui)






Sede da CCTV


A sede da CCTV é um arranha-céu de arquitetura complexa localizado em Pequim, na China. Possui 234 metros de altura e tem 54 andares. O edifício principal não é uma torre tradicional, mas um......(para saber mais, clique aqui)






Museu Guggenheim Hermitage


Desenhado por Rem Koolhaas, inaugurado em 7 outubro de 2001. É uma das maiores construções do mundo....(para saber mais, clique aqui)










Video da Semana

VEJA MAIS VIDEOS




Eletrônicos

Ferramentas





Guia Construir e Reformar
Guia Construir e Reformar 2007-2020 ©, uma empresa do Grupo Guias Web - Todos os direitos reservados
Normas de Uso - Política de Privacidade